Cronologia e Músicos
O grupo vocal-instrumental UFRJ In-Versos desenvolve-se a partir dos objetivos do projeto de extensão “Co-memorando a canção como reunião poética originária”. Apresentamos aqui a cronologia deste projeto que possibilitou a criação dos grupos UFRJ In-Versos (2018 a atual) e Música Surda (2001 a 2018).
Todo o material do Música Surda disponibilizado no website é uma herança que assumimos como referência, sendo decisivo na metodologia e concepção estético-musical que deu origem a proposta atual do UFRJ In-Versos.
UFRJ IN-VERSOS
Artur Gouvêa
Mestre em poética e bacharel em música pela UFRJ, toca profissionalmente e dá aulas de música há mais de vinte anos, com larga experiência em música de câmara e prática de conjunto, além concertista solo. Atualmente leciona no projeto social Orquestra Nas Escolas e está no término de seu doutorado em música pela UFRJ.
Celso Ramalho
Coordenador do Grupo Artístico de Representação Institucional da UFRJ IN-VERSOS. Professor Associado da EM-UFRJ. Doutor e Mestre em Poética pela UFRJ. Bacharel em Música/Violão (UFRJ) e Licenciado em Música (CBM). Participa do grupo Camerata Dedilhada da UFRJ realizando pesquisa na área de cordas dedilhadas.
Paulo Sá
Coordena, em parceria com Celso Ramalho, o Grupo Artístico de Representação Institucional da UFRJ IN-VERSOS. Professor Adjunto da Escola de Música da UFRJ no Curso de Graduação em Música, Sá ministra disciplinas no Mestrado Acadêmico e no Mestrado Profissional. É diretor artístico do festival internacional “Momento Rio Bandolim”.
Zelma Zaniboni
Bacharel em Música (Canto lirico) e em Antropologia, é Mestre em Música pelo programa PROMUS (UFRJ), onde desenvolveu o produto pedagógico Manual de Dicção do Espanhol para Brasileiros. Especializou-se, na França, no Método Tomatis® – audiopsicofonologia (Centre de L’ecoute et de la Voix – Paris, 2010).
Grupo Música Surda (2001 a 2018)
Andréia Pedroso
Cantora e intérprete da música brasileira. Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Música da UFRJ. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, RJ. Seu repertório compreende um panorama que se estende do samba-canção à musica de câmara.
Antonio Jardim
Compositor, arranjador, violonista e musicólogo. Possui graduação em Composição Musical pela UFRJ, graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, mestrado em Música – Conservatório Brasileiro de Música e doutorado em Letras (Poética) pela UFRJ. É professor Associado da UERJ e UFRJ.
Artur Gouvêa
Bruno Ferrão
Violonista, Bacharel em Música pela UFRJ, com mobilidade de graduação na Université de Rouen (França). Desenvolve atividade artística como solista e em formações de câmara. Atualmente é aluno do mestrado em Filosofia da PUC-Rio, com pesquisa voltada para as obras de Platão e Nietzsche.
Celso Ramalho
Eduardo Gatto
Mestre e doutor em Ciência da Literatura – Poética, pela UFRJ. Bacharel em Música – Violão, pela Escola de Música da UFRJ. Coordena os projetos de extensão universitária CEFET Duo: Música e Filosofia, e Camerata de Violões: concertos didáticos e oficinas de música e criação (octeto de violões).
Márcio Meirelles
Formou-se em composição pela UFRJ – UNIRIO em 2003. Estudou violão com Silvio Pires e Carlos Revez; composição com Ricardo Tacuchian e David Korenchendler; e Harmonia avançada com Antonio Guerreiro. Atua no cenário musical carioca desde 1992 como violonista, guitarrista, arranjador e produtor musical.
Estudantes de graduação
2021/1
Harley Gaz (Cavaquinho)
Janice Lima (Clarinete)
2020/1
Deila Magalhães (voz)
Marcelo Pannain (voz e violão)
Maria Rosilene (voz)
2019/1
Bruce Willis Porto Lemos (violão e teclado)
Debora Deziderio Souto (violão)
Elaine Guedes de Barros (voz)
Esther Marques Ferreira de Almeida
Pietro Dri Marchiori (Flauta transversa e composição)
Thays Souza dos Santos (violino)
2019/2
Ana Carolina Braga Trindade Fernandes (voz)
Calebe do Carmo Pereira (Saxofone)
Dayane Betterbeder de Abreu (percussão)
Isaac Newton Rozendo Soares (violino)
Debora Deziderio Souto (violão)
Flávio dos Santos Silva (percussão)
Jéssica Oliveira da Silva (flauta doce e transversa)
Pietro Dri Marchiori (Flauta transversa e composição)
Sergio Luiz Ribeiro Moreira (violão)
2018/1
Alan dos Santos Orlandi (violão requinto e composição)
Gabriel Barbosa Alves e Silva (violão e composição)
Luciano Coelho da Silva (violão)
2018/2
Tiago Fernandes Rocha (violão)
Isaias Rosa da Silva (flauta doce)
Bolsistas Edital PROART-FCC-UFRJ (2020/2021)
Calebe Faria
Calebe Faria, 21, é bacharelando em canto lírico na classe do professor Inácio de Nonno e integrante na classe de piano da professora Miriam Grosman. Já integrou corpos artísticos como Brasil Ensemble, Coro Acadêmico da OSESP e JSB Ensemble da Internationale BachAkademie Stuttgart.
Carol Braga
Graduanda em Licenciatura em Música pela UFRJ. Cursou também canto lírico na mesma instituição com o Prof. Dr. Ricardo Tuttmann. Atualmente atua como regente e preparadora vocal de coro infantil, juvenil e de adultos, é professora de violão para iniciantes e professora de técnica vocal.
Isaac Newton Rozendo
Violinista e licenciando do curso de música na Escola de Música da UFRJ. Trabalha profissionalmente com música desde os 19 anos de idade dando aula em projetos sociais dentro e fora da universidade. Dentro da atmosfera acadêmica, já participou do PIBID e, atualmente, faz parte do grupo UFRJ In-Versos.
Matheus Maciel
Em 2014 ganhou o concurso Jam Session com Paul Gilbert. Em 2015, integrou-se ao Grupo de Percussão do Projeto Música Nas Escolas. Atualmente, cursa o 7° período de Bacharelado em Música com Habilitação em Violão pela UFRJ, sobre a orientação do Prof. Dr. Marcus Ferrer.
Mirian Valentim
Iniciou seus estudos na flauta no ano de 2010 no curso de formação musical da faculdade de música do ES. Atualmente é aluna do 7° período do curso de bacharelado em flauta da UFRJ na classe dos professores Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira.
Integrou grupos musicais como a orquestra sinfônica da UFRJ.
Pedro Guian
Pedro Guian, cantor, natural de Brasília, iniciou seus estudos musicais aos 9 anos e com 11, ingressou na Escola De Música De Brasília. Durante 7 anos foi um dos colaboradores da maior via sacra de surdos do Brasil que em 2018 completou 10 anos. Atualmente é graduando da Escola De Música da UFRJ
Pietro Dri Marchiori
Graduando em Música (Flauta) pela UFRJ, transferido da UFSM em 2018. Desde 2019 integra o Grupo Artístico de Representação Institucional da UFRJ In-Versos como músico, colaborador e pesquisador, e a partir de 2021 como bolsista. Possui experiência em performance musical e ensino de música. Poeta, desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de Letras e Música, com ênfase em Ciência da Literatura, Rítmica e Tradução de Poesia.
Rian Camilo
Formado no Curso Fundamental de teoria e Percepção pelo Conservatório de música “Santa Cecília”. Por 3 anos monitor em escolas da rede pública de Volta Redonda, pelo Projeto “Volta Redonda Cidade da Música” atuando com musicalização infantil. Aluno bolsista de Bacharelado em Clarineta na UFRJ e participante no grupo UFRJ In-Versos.
Marcelo Pannain
Cantor, violonista, baixista, percussionista, compositor e arranjador com mais de 40 anos de carreira. Ganhou o título de cidadão honorário de Niterói, retornou ao Brasil em 2005, após 16 anos vivendo na Europa, tem passagens por países como Portugal, França, Suíça, Itália e Alemanha e também nas Américas. Bolsista UFRJ In-Versos desde 2021.
Equipe de alunos e ex-alunos
Alex Cadilho
Pós graduação em Educação Musical pela Candido Mendes, Licenciado em música pela UFRJ. Atuou em diversos projetos sociais do Rio de Janeiro regendo coro infanto-juvenil e lecionando violoncelo, flauta doce, técnica vocal, percussão, além ter sido monitor do Coral da Fio Cruz. Atualmente é professor concursado dos municípios de Maricá e Paraíba do Sul.
Calebe Pereira
De 2000 a 2003 tocou saxofone na banda de música professor Luiz Gonzaga Pires – CEI Quintino. Em 2001 foi Instrutor de música no projeto Ação Social pela Música – ASM – morro do fubá. Instrutor do projeto Música no Alemão da UPP Alemão de 2015 a 2017. Atualmente estuda licenciatura em música na UFRJ. Integrou a equipe de bolsistas do grupo UFRJ In-Versos durante o ano de 2020.
Elaine Guedes de Barros
Oito anos de estudos de canto erudito e popular com Inácio de Nonno (UFRJ), Paulo fortes (Inst. Villa Lobos), Maria Domiccia, Agnes de Moço e Graziela de Salermo. Estudante de Licenciatura na UFRJ. Indicada ao Prêmio Sharp de Música com o disco “Comer”.
Flávio dos Santos Silva
Baterista e percussionista profissional há 25 anos. Se destaca como músico de grande versatilidade. Atualmente, acompanha a cantora Martnália, ao lado de Fábio Lessa e Sérgio Chiavazolli compõe o trio Mafuá Instrumental”; com Alexandre Cavallo e Jorjão Barreto faz parte do JB TRIO. É formado em Licenciatura em Música pela UFRJ.
Henrique Wuensch
Henrique Wuensch (Henrique Souza) é mestre em música pela Escola de Música (UFRJ). Musico há mais de 15 anos, integra a banda Sound Bullet (Sony Music), e alcançando importantes shows pelo mundo, tocando ao lado de bandas como Arctic Monkeys, Pearl Jam e Alice In Chains.
Janice Lima
Graduanda no curso de Licenciatura em Música pela UFRJ. Atua como professora de clarineta e flauta doce no Projeto Ação Social pela Música do Brasil e como professora de Musicalização especializada para bebês. No âmbito acadêmico, participou do PIBID e atualmente participa do grupo da UFRJ In-Versos.
Thays Souza dos Santos
Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, curso técnico em violino pela Escola de Música Villa lobos, formação de professora pelo Instituto de Educação Rangel Pestana e atualmente é professora de violino na Escola de Música Art som music.
Parceiros
Anderson Carvalho
Doutorando em música no PPGM – UNIRIO na linha de pesquisa ” Ensino e Aprendizagem em Música”. Mestre em Educação Musical pelo PPGM da EM-UFRJ na linha de pesquisa “Educação Cultura e Pensamento”. Atualmente é professor de música na SME – RJ.
Fábio Frohwein
Possui Graduação em Latim (1999), Doutorado (2010) em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado (2018) em Letras Clássicas pela mesma instituição, onde atualmente é Professor Adjunto de Língua e Literatura Latinas.
Walace Pontes
Licenciado em Letras: Português-Latim, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestrando em Letras Clássicas (O discurso Latino Clássico e Humanístico), pela mesma universidade. Membro dos grupos Poemata e ATRIVM (Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade), ambos da UFRJ. Desenvolve pesquisa em Letras Clássicas, abordando métrica latina, tradução rítmica e performance de poetas latinos e novilatinos, a exemplo de Horácio, Ovídio, Muretus e José de Anchieta.
Carlinhos Moreira
Miracemense, compositor, arranjador e professor de música. Fez curso no Conservatório Brasileiro de Música, na Escola Noêmia Machado Alves e licenciatura em Educação Musical pela UNINCOR de Três Corações – Minas Gerais. Foi regente da Sociedade Musical 7 de Setembro, de 2000 à 2004. Em 2005 e 2006 foi diretor musical do renomado Festival da Canção de Miracema. Atualmente, além de dar aulas particulares de diversos instrumentos, é também professor da Escola Municipal de Música Sete de Setembro Polo da Villa-Lobos do Rio de Janeiro e solista do Grupo instrumental “Academia do Choro”.